Seattle é uma cidade especial dos EUA. Conhecida por sua mentalidade permissiva e seu ambiente esverdeado, reuniu as condições ideais para o surgimento de diversos expoentes da música americana e mundial (sendo Jimi Hendrix, Ray Charles, Pearl Jam e Nirvana os mais conhecidos) e de idéias revolucionárias, como a Microsoft e a Starbucks. Foi lá também que surgiu o Seattle Sounders, time da MLS com maior média de público (aprox. 43.000 / jogo) e muita identidade. Os donos do time, encantados com o modelo de sócios de Barça e Real, decidiram abrir votações diretas entre aqueles que compraram o bilhete da temporada ou aderiram ao Sócio Torcedor do Sounders para decidir se Adrian Hanauer (um dos proprietários) continua como gerente geral ou não. A idéia é que a cada 4 anos haja novas eleições, a não ser que 20% dos "eleitores" apoiem uma votação extraordinária antes disso. Segundo os proprietários do time, o objetivo é fazer com que os torcedores se sintam parte de algo maior, não só porque isso aumenta o envolvimento no dia-a-dia, venda de produtos, ativação em redes sociais ou vendas de ingresso, mas também porque isso faz bem para as pessoas e cria um sentimento de coletividade. Nós, do Sem Firulas, adoramos o exemplo do Seattle Sounders, mas temos muitas dúvidas em relação à democratização dos times de futebol no Brasil. E você, o que acha? (texto do link em inglês)
The great support for the Sounders, generated without any tradition or history of football in Seattle, says something about our nature as fans
http://www.soccerissue.com/2012/12/05/what-democracy-does-to-football/
October 31, 2013 at 02:31PM
The great support for the Sounders, generated without any tradition or history of football in Seattle, says something about our nature as fans
http://www.soccerissue.com/2012/12/05/what-democracy-does-to-football/
October 31, 2013 at 02:31PM
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